terça-feira, 3 de maio de 2011

Sodom - Heavy´n Under Tuesday

Boa noite, galera do Rock and Roll !!! Como estão ?

Mais um texto de Alexande Veronesi, espero que gostem.

Um dos grandes expoentes do Thrash Metal alemão, ao lado de Kreator, Destruction e Tankard, o Sodom foi formado na cidade de Gelsenkirchen, em 1981, pelo baixista (e posteriormente vocalista) Tom Angelripper.

Com o passar dos anos, o line-up da banda teve uma movimentação intensa, estabilizando-se apenas em 1997, com o guitarrista Bernemann e o baterista Bobby Schottkowski (esse substituído por Markus "Makka" Freiwald em 2010), além de Angelripper. Passaram pelo grupo os guitarristas Agressor (que também foi vocalista entre 81 e 84), Grave Violator, Destructor (falecido em 1993), Frankie "Blackfire" Gosdzik, Michael Hoffman, Andy Brings e Strahli (falecido em 2011); e os bateristas Chris Witchhunter (esteve na banda entre 1981 e 1992, e veio a falecer em 2008), Bloody Monster e Atomic Steif.

O primeiro lançamento expressivo do Sodom foi o EP "In The Sign Of Evil", de 1984, mostrando uma sonoridade crua e agressiva, beirando o Black Metal executado por grupos como Venom, Hellhammer e Bathory, na época. O primeiro full-lenght dos alemães foi batizado de "Obssessed By Cruelty, e lançado em 1986. Pouco tempo depois, lançam o EP "Expurse Of Sodomy" (1987).

Já com uma sonoridade totalmente Thrash e letras sobre guerras e problemas sociais, "Persecution Mania", de 1987, traz clássicos como "Nuclear Winter", "Bombenhagel" e outras. O sucesso do álbum resultou em uma grande turnê européia com a banda suíça Coroner.

Logo após, a banda volta ao estúdio, lançando em 1989 sua obra-prima: "Agent Orange", full-lenght que vendeu 100 mil cópias apenas na Alemanha, tornando-se ao longo dos anos o álbum de Thrash Metal alemão mais vendido no mundo.

"Better Off Dead", 4º álbum de estúdio, sai do forno em 1990, e após uma bem-sucedida turnê, que incluiu a América do Sul, lançam "Tapping The Vein" (1992), agora com influências do Death Metal.

Os trabalhos que se sucederam, "Get What You Deserve" (1994) e "Masquerade In Blood" (1995), trouxeram uma certa polêmica, pois a banda direcionou seu som para uma vertente mais "punk", desagradando muitos de seus fãs. A volta às origens se deu com "Til' Death Do Us Unite", de 1997, seguido de "Code Red", 1999; e "M-16", 2001 (álbum conceitual sobre a guerra do Vietnã). Durante a tour desse último, ao lado das bandas Kreator e Destruction, houveram desavenças entre Tom Angelripper e Marcel "Schmier" Schirmer (vocalista do Destruction), que criticou a banda pelas mudanças em seu som. Com isso o Sodom optou por deixar a turnê, ainda em sua metade.

Após alguns anos sem material novo, em 2006 a banda lança seu novo trabalho, o auto-intitulado "Sodom", muito bem recebido pela crítica e fãs. Em 2007 resolvem regravar um de seus maiores clássicos, o primeiro EP, que dessa vez recebeu o nome de "The Final Sign Of Evil", contando com, além das músicas do original, sete faixas inéditas, compostas na mesma época, mas nunca lançadas. Além disso, o álbum foi gravado pela mesma formação do EP, com Chris Witchhunter e Grave Violator ao lado de Tom Angelripper, resgatando toda a brutalidade dos anos 80.


Mais alguns anos em turnê, e finalmente o grupo lança seu mais novo trabalho, "In War And Pieces", no ano de 2010, dividindo opiniões, por possuir pitadas mais "melódicas" na sonoridade, sendo uma evolução natural do play anterior.

Além da extensa discografia de estúdio, a banda possui alguns álbuns ao vivo, são eles: "Mortal Way Of Life" (1988), "Marooned Live" (1994), e "One Night In

Videos :

Ausgebombt




Outbreak Of Evil (live)



Long Live Rock And Roll !!

4 comentários:

Dayane disse...

Ahhhhhhhhhhh nem, preciso comentar o quão acho essa banda Fu... hahaha
Escuto faz pouco tempo, mas foi algo impressionante: escutei,curti, e não parei mais ..eh um vicio....e com esse álbum novo deles....aguardo ansiosamente uma turnê deles aqui no Brasil \,,/
Os caras mandam mto no som pesado levando os fãs a loucura!!!
Pra quem não conhece ainda - eu recomendo!!!!! Vale E MTO A PENA
E essa matéria,aumentou mais o meu gosto pela banda!!!
Muito boa a matéria!! Parabéns!!!
Beijos!!!

Anônimo disse...

Pra mim é a segunda melhor banda de Thrash Metal alemã, só fica atrás do Kreator.

E os melhores álbuns com certeza são: Persecution Mania e Agent Orage nos anos 80, Tapping the Vein e Code Red nos 90, M-16 nos 2000 e agora esse novo In War and Pieces que está chegando com tudo nos anos 2010. Curti mesmo esse disco e até agora não entendo porque muitos fãs torceram o nariz pra ele. Achei até um tanto melhor que os últimos do Kreator e do Slayer.

No mais, excelente matéria, valeu!

OGROLÂNDIA disse...

banda de responsa. junto com as outras citadas, kreator, destruction e takard forma o chamado "big 4" alemão. essa conversa de big 4 inclusive já anda dando nos nervos. o big 4 americano não tem nada de big 4, é só marketing. quando comparamos as bandas do big 4 americano com o alemão constatamos o quando o som dos americanos se aproximou do macdonalds e o quanto o trash alemão se manteve honesto e brutal.

Petrus disse...

Muito bom o texto.
E sobre a banda, elogiar é chover no molhado.