terça-feira, 14 de junho de 2011

Heavy´n Under Tuesday - Coroner

Boa tarde, galera do Rock and Roll !!! Como estão ?

A banda de hoje é da Suíça, um texto de Alexandre Veronesi.


A Suiça é um país sem muita tradição no Heavy Metal, porém nos brindou com algumas bandas excelentes. Uma delas foi o Coroner, uma das primeiras bandas do mundo a mesclar a agressividade do Thrash Metal com a técnica do rock progressivo e jazz.

O grupo foi formado em 1983, na cidade de Zurich, Suiça. Sua formação clássica consiste em Ron Broder (Ron Royce)  no baixo e vocal, Tommy Vetterli (Tommy T. Baron) na guitarra e Marky Edelmann (Marquis Marky) na bateria. Vale lembrar que, antes de se juntarem ao Coroner, Tommy e Marky foram roadies de uma das mais bem-sucedidas bandas de metal da Suiça, o Celtic Frost.

Em 1986 lançam sua primeira demo, intitulada "Death Cult", com Tom G. Warrior (Celtic Frost) gravando os vocais. O primeiro full-lenght veio um ano depois, 1987, com o simples nome de "R.I.P.", mostrando ao mundo todo o poder de fogo do grupo, destacando-se pelo som técnico e inovador.



Seguindo a linha do primeiro LP, porém com uma melhor produção, "Punishment For Decadence" é lançado em 1988, elevando a banda ao próximo estágio em termos de técnica e composição.

"No More Color", álbum de 1989, foi o início das experimentações do grupo, apresentando algumas músicas cadenciadas e, de forma geral, ainda mais trabalhadas que outrora, mostrando o alto nível criativo dos músicos.

Continuando a evolução musical, o Coroner lança "Mental Vortex" em 1991, já bastante "desascelerado" em relação aos anteriores, porém ainda bastante pesado, essencialmente Thrash.O último álbum com 100% de músicas inéditas foi "Grin", de 1993, o topo da evolução em termos musicais, porém dividiu opiniões, por conter passagens beirando o eletrônico / industrial, sem a brutalidade de outrora.

Devido ao desgaste e tensões entre os integrantes, a banda anunciou o encerramento de suas atividades em 1994, mas por contrato com a gravadora, foram forçados a lançar um último álbum, que foi colocado no mercado em 1995 e intitulado simplesmente como "Coroner". Esse registro nada mais é que um "greatest hits", contendo algumas músicas nunca lançadas e alguns clássicos da banda, com a colaboração do baterista Peter Hass, pois Marky se recusou a participar desse disco.





Em relação à turnês, não há muito que ser dito, pois durante seus poucos anos de vida o Coroner nunca saiu da Europa, onde de fato concentrava-se sua maior base de fãs e admiradores.

Em 2005 foi cogitada uma reunião, que não ocorreu. Finalmente em 2010, após 15 anos sem novidades, a banda se reúne para realizar, inicialmente, shows em alguns grandes festivais europeus, como Hellfest Summer Open Air (França) e Bloodstock Open Air (Inglaterra). Enquanto isso, ficamos na torcida para que essa banda maravilhosa e única venha para o Brasil e/ou grave um novo álbum em breve!


Videos :  

Skeleton on your shoulder
 




Reborn Through Hate (live)

5 comentários:

Rubi disse...

Não conhecia nenhuma banda suíça, mas essa é ótima! Isso sim é música.

Você como sempre nos presenteando com esses posts (e indicações) haha

Até mais!

Floradas de amor disse...

Mto bom, se não vc fosse jamais conheceria uma banda suiça de rock, valeu! =D

Filipe Dias disse...

Não conhecia tambem essa banda, mas que musica legal,

OGROLÂNDIA disse...

o clima sombrio que faz o trash alemão tão diferente do trash americano, principalmente da bay area, presente no love rock live!

bia santos disse...

Cada vez que venho aqui aprendo sempre, mais e mais...

Muito bom o som...

Acabei de ouvir no último volume...