quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Rock Underground - Uma Etnografia do Rock Alternativo

Boa noite, galera do Rock and Roll !!! Como estão ?

O livro de hoje é sobre o Rock and Roll underground  e se chama Uma Etnografia do Rock Alternativo, espero que gostem.

Sinopse : Neste instigante ensaio, Pablo Ornelas Rosa nos mostra como funciona a chamada “cena alternativa” do rock no Brasil.

Tomando como estudo de caso o funcionamento de um bar dedicado a shows de rock underground em Florianópolis — local que acabaria fechado por conta da truculência policial —, o autor faz uma análise precisa do comportamento de músicos, fãs e demais personagens que interagem no microcosmo da cena musical alternativa em nosso país.

O local e a cidade específicas aqui analisadas servem como retrato, na verdade, do mesmo tipo de lógica econômica e social que atravessa a cena alternativa brasileira em qualquer grande centro urbano e até mesmo em cidades do interior do país.

Músico participante da cena e sociólogo com atuação em projetos relacionados à juventude, Pablo Rosa consegue uma percepção do movimento ao mesmo tempo rigorosa e viva, como interessado direto no tema. Com isso, o que temos é um belo livro que, sem perder o rigor conceitual, é uma leitura extremamente agradável.

Como diz Luiz Eduardo Soares, no prefácio que apresenta este trabalho: “Os roqueiros vão curtir, os mais velhos vão recordar, os menos sintonizados com esse mundo vão ter a oportunidade de visitá-lo e os intrigados com as asperezas dos jovens, nossos novos bárbaros, vão descobrir espelhos surpreendentes, para examinar a própria intolerância.”


Capa :

Um livro realmente importante para quem gosta de rock and roll, pois nele se pode conhecer toda a "Cena" underground. O livro é do escritor Pablo Ornelas Rosa e publicado pela editora Radical Livros, valor R$ 29,00.

10 comentários:

Diogo Figueiredo disse...

parece ser muito interessante e informativo
vou procurar pra comprar
obrigado pela dica!

Phillip M Elliot disse...

parecer ser muito interessante o livro...
vou procurar ler
gosto muito desse estilo de rock
pra falar a verdade eh o unico estilo de rock que eu gosto

Fernanda Maria disse...

Legal alguém focar na cena alternativa, nas pessoas que estão por aí mas que nem sempre são tão vistas. A cena se modifica e vai passando de boca-a-boca, mas algo documentado assim é bem mais fácil de ser lembrado. Boa iniciativa.

Monike disse...

interessante e gostei da capa

Carina disse...

Parece ser bom ;D
ee qualquer tipo de informação é lucrativa.

James Rocha disse...

Pretendo ir atrás do livro, sério, parece ser muito interessante.

Pedro Prado disse...

Adorei! Muito bom!!!!!!!!!

Fabiane Daz disse...

Realmente, parece bem interessante.. Boa dica!!..

Ítalo Richard disse...

velho, gostei muito da dica e o assunto me interessa. Quando tiver grana vou comprar!!

abraço,
www.todososouvidos.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu curto.