terça-feira, 5 de abril de 2011

Heavy´n Under Tuesday - Exciter

Bom dia, galera do Rock and Roll !!! Como estão ?

Mais um texto de uma banda devastora, espero que gostem, por Alexandre Veronesi.

Uma das bandas que ajudaram a definir o que seria o Heavy/Speed Metal nos anos 80, a canadense Exciter foi formada em 1978 por Dan Beehler (vocais e bateria), John Ricci (guitarra) e Allan James Johnson (baixo).

Inicialmente nomeada de Hell Razor, a banda veio a utilizar o nome Exciter apenas em 1980, gravando no mesmo ano sua primeira demo-tape, que abriu as portas para o contrato com a Shrapnel Records, lançando dessa forma o debut "Heavy Metal Maniac", em 1983. Apesar da baixa qualidade de gravação e relativa simplicidade das músicas, já era possível notar a grande energia e "punch" no som do Exciter, Heavy Metal rápido e vigoroso!


Em 1984, pela Megaforce Records, a banda apresenta o aclamado "Violence & Force", mostrando uma evolução natural em relação ao play anterior, possibilitando grandes shows ao lado de Mercyful Fate, Anthrax e outras.

"Long Live The Loud" foi o nome dado ao terceiro full-lenght, gravado na Inglaterra e lançado em 1985, pela Music For Nations. No mesmo ano, o Exciter sai em turnê pela Europa e Estados Unidos, abrindo shows para Accept, Motörhead e Megadeth.Ainda em 1985 é lançado o EP "Feel The Knife". Logo após, John Ricci deixa a banda e é substituído por Brian McPhee.

Em 1986, o Exciter coloca no mercado seu 4º play, intitulado "Unveiling The Wicked", saindo imediatamente em nova tour pela Europa, ao lado de Motörhead e Manowar. Durante esse período, Dan Beehler deixa o posto de vocalista para Rob Malnati, permanecendo apenas no comando das baquetas. Com a nova formação, é lançado o álbum "Exciter (O.T.T.)", em 1988, pela Maze Music. Segue-se uma tour pelo Canadá, e após, a banda faz uma pequena pausa em suas atividades.

O retorno se dá em 1991, com Dan Beehler reassumindo os vocais e John Ricci de volta às guitarras, além do novo baixista David Ledden. Com o novo line-up, ainda em 1991, gravam a música "Born To Kill" para a coletânea Capitol Punishment, e então realizam uma turnê de reunião pelo Canadá, gerando o álbum ao vivo "Better Live Than Dead", que seria lançado apenas 2 anos depois.Em 1992, o Exciter assina com a Noise Records, para o lançamento de seu novo álbum, "Kill After Kill".

Após uma turnê européia ao lado dos alemães do Rage, a banda entra em hiato novamente, retornando em 1996, com o line-up quase que totalmente reformulado, restando apenas John Ricci da formação original, agora ao lado de Jacques Bélanger (vocais), Marc Charron (baixo), e Rick Charron (bateria). Após alguns shows pelo Canadá, gravam "The Dark Command", e seguem em turnê pela Europa, ao lado das bandas Anvil e Flotsam & Jetsam. Nos anos seguintes, a banda faz apenas algumas poucas aparições em festivais.

"Blood Of Tyrants" é lançado em 2000, mostrando uma sonoridade mais agressiva que seu antecessor. Um ano depois, Jacques e Marc deixam a banda. A nova formação é anunciada em 2003, com Rob Degroot e Paul Champagne como vocalista e baixista, respectivamente. 


Poucos meses depois, Degroot deixa e banda e Jacques Bélanger reassume o posto. No mesmo ano, após a saída de Paul Champagne, é gravado o full-lenght "New Testament", uma regravação de clássicos do Exciter, com John Ricci fazendo também as linhas de baixo. O álbum é lançado em 2004, e logo após é apresentado o novo baixista, Robert "Clammy" Cohen.

Nos anos seguintes, a banda realiza algumas turnês pela Europa, apresentando-se em festivais de verão na Itália, Alemanha, Eslovênia e outros. Em 2006, Bélanger deixa novamente a banda, e é substituído por Kenny "Metal Mouth" Winter.

Com a formação enfim estabilizada, lançam em 2008 o primeiro álbum de inéditas em 8 anos, "Thrash, Speed, Burn", que teve ótima recepção pela crítica especializada e público.

No final do ano de 2010, "Death Machine" é lançado, remetendo ao som clássico do Exciter nos anos 80, porém mostrando todo o punch da formação atual.

Em março de 2011 a banda fez sua segunda visita ao Brasil (a primeira foi em 1986, ao lado dos ingleses do Venom), apresentando-se dia 27/03 no Carioca Club, em São Paulo, com um show memorável e devastador!

Videos :

Heavy Metal Maniac



Rain Of Terror

3 comentários:

bia santos disse...

Se os caras não fossem bons jamais sairiam em turnê com Motörhead e Manowar...

Lembrei dos meus amigos gêmeos carecas: Bruno e Sandro, que me colocavam para ouvir Rain of Terror...

See you later...

Kely Magalhães disse...

Não vou comentar sobre o Post e sim do blog em sim, Amei todo blog, vou admitir que aqui tem muitas bandas que eu não conhecia, ainda estou lendo outros post estou curtindo bastante. Esta valendo muito esse passeio Rock in Roll. Parabens pelo blog. Aguardando o proximo post... ^^

Rodrigo Ferreira disse...

Boa Noite!!
seu blg está demais
adorooo rock
abraço

http://rodrigobandasoficial.blogspot.com/