segunda-feira, 16 de agosto de 2010

33 anos sem Elvis Presley. Seria mesmo ele o Rei do Rock ?

Boa tarde galera do rock and roll !!! Como estão ?

Há exatamente 33 anos, morria em sua mansão Gracelend na cidade de Memphis, Tennesse, Elvis Presley aquele que é considerado por muitos como o rei do rock.







Concordo que ele teve um papel importante na história da música, mas eu não o considero como sendo o rei ou até mesmo o precursor do estilo, até porque na mesma época existiam bandas maravilhosas e muito mais talentosas como posso citar algumas sem o maior problema ( Bill Haley & His Comets, Little Richard, Jerry Lee Lewis entre tantos outros).

Mas se com tantas pessoas talentosas, porque ele foi escolhido como o rei do rock ? Uma resposta bem simples, ela era branco e cantava como um negro, para quem não entendeu muito bem e achou algum tipo de preconceito no meu comentário vou explicar melhor.

Existia um certo preconceito na época, o rock and roll era discriminalizado e colocado como música de marginal, então quando um branco resolve cantar esse mesmo tipo de música, com seu violão e suas pernas que não param de mexer ( conquistando o público feminino com isso) toda a mídia resolve lhe dar esse posto de "O rei do Rock" uma outra coisa que se contou a favor de Elvis foi o fato dele ter servido o exército americano e como era visto em todos os meios de divulgação sua imagem associada ao exército, criou um certo elo com o governo norte americano tornando-se o queridinho da américa.

Como eu disse anteriormente ele tem o lugar merecido na história da música.


26 comentários:

Anônimo disse...

Se ele não é o Rei do rock, então quem é? Pesquisa um pouco mais pra poder falar alguma coisa.

Loverocklive disse...

Mas você chegou a ler o post ?

Joy Constantino disse...

Bom, eu acho que o fato de ele "mecher as pernas" daquela maneira foi que conquistou as mulheres
o fato dele ser branco e cantar "como negro" conquistou os homens, e o fato dele ter servido o exército conquistou o governo. então tanta gente que gostava dele bota TANTA nisso, a mídia resolveu o dar o cargo de " Rei do Rock" coisa que é muito para ele (meçando a seu talento)

Jefferson disse...

belo post, concordo integralmente com você... Acredito que Elvis foi importante para a popularização do Rock (embora nos últimos anos deles é mais certo chamá-lo de Rei do Pop que do Rock...), mas não foi o melhor de sua época.

figurinhasdorock.blogspot

abraço!

Tricotando a quatro mãos disse...

bom, mas concerteza se nao fosse por ele talvez o rock continuaria a ser um estilo descriminalizado ou talvez nao extisse mais. Acho q ele merece esse titulo por ter tido coragem de derrubar esses tipos de preconceito! ;)

adoreei o post!
http://tricotandoa4maos.blogspot.com/
Jéssica.

Anônimo disse...

Eu acho que você não entende de pernas mechendo... Principalmente do que a desse Deus!! (meninas me segurem...) Por isso da próxima vez se for falar do maior ícone do rock da história ponha o violão no rabo e aprenda a mecher as pernas!

Bejinhos Gostosos!
Coelhinha do Rock

Pablo L. || Blog: O Sací de Patinete disse...

Rótulos são realmente algo que não importa...

Humor, variedades e cultura japonesa:
http://osacidepatinete.blogspot.com/

Unknown disse...

Para mim ele é o Rei do Rock - mas isto é porque sempre fui fã dele mesmo. Para minha irmã, por exemplo, é o Jerry Lee Lewis... hehhehe
Realmente, o título deveria ter sido dado aos verdadeiros ingressores do ritmo... Mas também era pedir demais que uma sociedade - como era a da década de 50 - aceitar que um negro fosse o tal! Por mais talentoso que fosse!

;D

Loverocklive disse...

Coelinha estudo rock and roll a um bom tempo, qualquer dúvida que você tiver posso lhe indicar alguns livros ou alguns documentários, por que é realmente ruim sair falando por ai, sem ao menos algum conhecimento.

obrigado pela visita.

Unknown disse...

Pra mim ele é o rei do rock sim...mas cada um tem sua opinião...
show blog.
XOXO
http://comaroca.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bom, na verdade o "rock" propriamente dito ainda não existia. Os negros cantavam blues e dançavam no palco, coisa que os bracos, com seu country/ melódico/ baladinha pop não faziam. Ele misturou essas coisas e o fato de ser bonito e ter uma voz máscula ajudou um bocado.
Eu o considero um dos reis do Rock, sou fã desse cara! O fato é que o rockabilly nunca mais foi o mesmo...

Unknown disse...

eh uma pena ele ter morrido
minha mãe era fã dele

William disse...

Cara, é muito difícil afirmar se Elvis é o Rei do Rock. Particularmente, tenho minha tríade suprema: Elvis, Beatles e Stones. Para esses 3, nota 10.
Toda e qualquer outra banda ou músico, vão 0 à 9,9.
Mas uma coisa é certa, todos tem a sua importância independente do tempo. É issso aí.
O que importa sempre é rock and roll.
Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Queridinho, não sei se você me compreendeu... Mas Elvis é a ORIGEM.
Um novo conceito saiu daí. O que surgiu depois seja bom ou mau é mera ocorrência!
Por isso beije os pés deste homem! Se hoje ainda temos ainda a possibilidade de música boa é porque esse ser supremo surgiu em nossas vidas!!
Já pensou em tocar ou cantar ao invés de criticar?! Encare o fato, você até pode ter conhecimento mas nunca fará parte da história do ROCK! Isso é pra poucos!


Beijinhos da coelhinha
direto da toquinha!

www.filosofandoonline.com.br disse...

Me siga tambem...

Flw!

Depois volto aqui pra ler com mais calma..

Comnte la no meu blog.

www.filosofandoonline.com.br disse...

É tudo questão de opinião, de gosto.. e existem muitos músicos por ai nesse meio.

Unknown disse...

Ele era Gênio né...

Sem duvidas o rei

Fernando Medeiros disse...

Nossa, nem sabia disso. Que triste. Um dos maiores Showmen que já andaram pela Terra. Ele era o tipo de artista que só precisava aparecer pra fazer sucesso!
Além de ser dotado de uma voz maravilhosa (que eu invejo)



Ideias Abaurônicas
http://abaura.blogspot.com

mulherices disse...

Gostei bastante do post, embora não seja profunda conhecedora do rock para opinar. Gosto de rock e gosto de alguma coisa de Elvis - mas não a ponto de concordar ou discordar de sua colocação.

O que não entendo é a necessidade que algumas pessoas tem de ofender e baixar o nível sempre que encontra uma opinião diferente - muitas vezes, sem sequer tentar entender o que é dito.

Abraços.
Lílian Buzzetto do Mulherices.
[Se puder, nos visite e opine por lá]

Anônimo disse...

Não sabia desses detalhes, porém, Elvis foi considerado o 'rei do rock', pelo sucesso estrondoso que fez e por lugar pelo stilo. É o que eu acho pelo menos..

http://analisefc.blogspot.com/

PENHA''' disse...

Acho que ele foi fundamental para divulgar o rock e dar novas 'faces' também (:

Mah Sakura disse...

Olha só cada um tem sua opinião não é? rs vou expressar a minha então.
Acho q ele é sim o Rei do Rock, pra vc ver q com todo esse pessoal bom pra caramba q vc colocou no post e mesmo assim ele conseguiu sobresair-se a todos.
Ai amo Elvis, mais vivemos numa democracia onde todosssss tem o direito de dizer o q acham.
E outra, o blog é teu ué kkkk
bjusssss

Nádia Galdino disse...

Adoro Elvis, mas concordo em gênero, número e grau com o que você disse. Uma coisa é ser fã, outra é encarar os fatos. E pra quem tiver preguiça de pesquisar, nem é preciso ir tão a fundo; qualquer um que assistir Cadillac Records (2008) pode ver isso.

Enfim, parece que a verdade incomoda e quem não tem argumentos parte para a ofensa pessoal. O que é realmente triste, principalmente em se tratando de gente que não sabe escrever e comenta como anônimo para não dar a cara a tapa.


Mais uma vez, ótimo post! ;)

Lulu & Artes disse...

O que mais se vê na mídia são filmes que distorcem os fatos e divulgam o que eles querem aos espectadores... Elvis é e será sempre o Rei do Rock por quebrar as barreiras do preconceito e divulgar massivamente o melhor ritmo que existe.

Loverocklive disse...

Mas a mesma mídia que faz os filmes, é a que coloca o Elvis no patamar de "Rei".

Fábio C. Martins disse...

Pouco importa o que o tenha levado até o estrelado, até hoje as músicas dele são referência.

Gosto de Elvis, mas não dispenso seus contemporâneos.

Abraços