sábado, 2 de abril de 2011

Bikini Kill - Feminismo no Punk Rock

Boa noite, galera do Rock And Roll !!! Como estão ?

Idealizado por estudantes, fãs de punk rock, e cansadas do machismo no gênero, o Bikini Kill teve vida curta, mas foi de suma importância para uma geração de garotas que sentiram-se motivadas a tocar instrumentos sem frescura.


A banda foi formada em 1990 em Olympia (EUA), pelas estudantes Kathleen Hanna, Tobi Vail e Kathi Wilcox, que após criarem o fanzine feminista,"Bikini Kill", decidiram formar uma banda com intuito de divulgar mais a publicação.

Chamaram o guitarrista, Billy Boredom, e com essa formação gravaram uma demo-tape intitulada de "Revolution Girl Style Now", o primeiro registro gravado do quarteto.


Para gravar o primeiro EP, assinaram um contrato com o selo "Kill Rock Star" (Mate estrelas do rock), nome adequado para a banda de punk engajado, que defendia causas políticas e preferia satirizar o ''mainstream''.O EP chamado apenas de "Bikini Kill" foi lançado em 1991 e contém as musicas gravadas em uma demo no mesmo ano.

Com letras contendo fortes criticas ao machismo gritadas pela vocalista Kathleen Hanna, a banda começou a ganhar espaço, e o genero feminista, riot grrrl, cada vez tornava-se mais popular.Em 1992 dividiram um single com a banda Huggy Bear, espécie de representante riot grrrl na Inglaterra.Já em 1993, tiveram o single "New Radio;Rebel Girl" produzido pela lendária guitarrista Joan Jett, que simpatizou muito com o som e as idéias das garotas de Washington.

O primeiro album oficial da banda foi lançado em 1994, "Pussy Whiped", e particularmente é o meu preferido.As letras vão desde irmãs siamesas ligadas pelo seu orgão genital até orgasmos seguidos de criticas ao machismo imundo.
Durante o ano de 1995 a banda continuava em ritmo acelerado, com vários shows e turnês mundiais. 

No mesmo ano gravaram o segundo album de estudio e último da carreira."Reject All American", acabou ficando mais restrito aos fãs da banda, por que para a midia, o riot grrrl rendeu seus frutos e agora já poderia ser descartado.

Em abril de 1998, o fim da banda foi anunciado oficialmente.Porém todos os integrantes continuam tocando com projetos paralelos.

Sonoridade

Tenho certeza que ao escutar as músicas do Bikini Kill, os mais afiados vão de cara sair falando que a banda é ruim e que elas não sabiam tocar nada.Porém, o foco da banda nunca foi fazer "música de qualidade", e sim atingir um grupo maior de pessoas com seus ideais feministas através desse meio popular, que é a música. 

Tem muito barulho, gritaria, palavrões, coisas feitas justamente para mostrar que a mulher para estar no rock (ou na música em geral) não precisa fazer musiquinhas de amor, cantadas com uma voz doce.Mulheres também tocam bateria, também podem berrar no microfone.Coisa que antigamente era visto com um muito preconceito.

Kathleen Hanna & Riot Grrrl

A vocalista do Bikini Kill, com certeza, era o diferencial da banda, desde muito nova conheceu o feminismo atraves de sua mãe e decidiu que queria aquilo para si.Para se sustentar enquando cursava fotografia no Evergreen State College , trabalhou como stripper.



A criação do ''riot grrrl'' é atribuido a Allison Wolf (Bratmobile) ao criar um fanzine com esse nome rebelando-se contra o machismo  no rock, porém o Bikini Kill, certamente é a banda que mais contribuiu para a popularização do riot quanto ao gênero musical.

Seus shows eram caracterizados por darem total preferencia as mulheres, que ficavam com os melhores lugares, enquanto os homens eram mandandos pro fundo do recinto.Kathleen Hanna apresentava-se várias vezes sem camiseta com a palavra "slut" escrita na barriga.

Curiosidade:

- O titulo da música mais famosa do Nirvana (Smells Like Teen Spirit) foi inspirado por Kathleen Hanna, que pixou no quarto do vocalista "Kurt smells like Teen Spirit" (Kurt cheira a Teen Spirit - desodorante tosco).Além disso, Tobi Vail (baterista do Bikini Kill) foi namorada de Cobain e inspirou várias músicas do Nevermind (como Lounge Act e Drain You) após dar um pé na bunda do coitado.

Video : 



Mais um texto escrito por Daiah Scarlet que também está no blog : http://teenager-whore.blogspot.com/

11 comentários:

Andre Mansim disse...

Hahahahahaha que legal esse clip, e tem uma bandeira parecendo a do PT, agora com a Dimona combineou hein, hahahahahaha.
Realmente o som não é aquela beleza, mas tem o seu valor!
Gostei da postagem!

Fique simples. disse...

informações novas e adoráveis pra mim. Confesso não ser meu estilo de musica preferido, mas achei muito interessante o foco da banda
abraços e parabéns pelo blog

Aneurysm disse...

Porra Blog mt foda *-*
Até qe enfim um blog de Rock por aqui Rs
Mt bom !

Pura Diferençia disse...

gostei do clip ,, irado '-'
haha blog maneiro

Unknown disse...

interessante, não tinha ouvido falar do bikini kill, mas a proposta foi interessante. A música não é lá essas coisas, mas a ideia de formãção da banda é o que interessa.

Grande Abraço.

www.bloginoportuno.blogspot.com

Bons Ventos!!

Unknown disse...

L7 gosto muito.

Mari disse...

Não sou muito fã desse estilo de música, mas achei maravilhoso o seu post.
Parabens!

Macaco Pipi disse...

SÓ NAO GOSTO DE GRITARIA!
MAS TÁ AÍ!
LEGAL VER A FORÇA DA MULHER EM TUDO!

Anônimo disse...

adorei o blog! tem várias coisas que eu precisava saber! finalmente achei um blog de qualidade ;)

acessa também? xfrom-hellx.blogspot.com

até logo!

Daia Scarlet disse...

100% não sabe ler! HFUIASHFIUAHSUFHASUFHIUASHFUIASHFUIASHFIUASHIUFHAIUFHUAS

o post não é sobre L7 -.-
aff

Anônimo disse...

Com CERTEZA Bikini Kill eh a MELHOR BANDA RIOT GRRRL de todos os tempos,criadora do movimento inovou o punk rock feminista com um estilo próprio,sendo grande influências a milhares de bandas riots como Sleater Kinney,L7,Bratimobile entre outras.Esse não eh um dos melhores clipes,o que vale a pena eh a traduçãos de todas as letras que são simplesmente FODAS.Outros sons como Strawberry Julius,New Radio,Carnival e Like Fucking são as melhores e as pioneiras de todo o sucesso da banda.Uma pena a saída da Kathleen,no Le Tigre ela eh um arraso tambem,mas nada comparado ao BIKINI KILL...